2014, um ano vitorioso

Publicado em 23 dezembro 2014

7 comentários

Tenho feito, a cada final de ano, uma avaliação resumida sobre o desempenho da nossa Construtora (MRV Engenharia) durante o exercício. Procuro, nessas ocasiões, dividir com os nossos clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e parceiros, informações sobre os eventuais sucessos e fracassos, preocupações e alegrias, previsões e realizações, usando, sempre que possível, uma linguagem de simples compreensão e imagens comparativas. Vou manter a tradição, mais uma vez.


Apesar das dificuldades conjunturais, 2014 foi um ano que trouxe muita satisfação à Construtora e aos públicos que mencionei. Tivemos um desempenho superior neste exercício. Alcançamos o número de 24.824 colaboradores diretos na administração e nos canteiros de obras que operamos em 130 cidades brasileiras. A esse enorme contingente, há que se somar os colaboradores indiretos que se dedicam à consecução dos nossos objetivos e metas, no âmbito de mais de nove mil fornecedores e parceiros com os quais agimos em estreita colaboração.


Mais uma vez, ao cumprirmos eficientemente os nossos propósitos e, com isso, buscarmos padrões mais elevados de desempenho, demos uma contribuição extraordinária ao país, ajudando a diminuir o déficit habitacional brasileiro e a equacionar parte significativa da justa demanda das famílias por moradias seguras e confortáveis. Entregamos, neste exercício, 40 mil chaves a novos proprietários. Para efeito de comparação, esse ritmo corresponde ao de se construir, a cada três anos, uma cidade do porte de Olinda, em Pernambuco. Expresso de outra forma esse ritmo de construção fica anda mais contundente: a marca de 40 mil unidades construídas e comercializadas em um único ano corresponde à entrega das chaves de uma nova habitação a cada três minutos e meio, ou seja, o tempo necessário à preparação de um prato de macarrão instantâneo.


O mais importante é que esses dados e comparações não se constituem em acontecimentos atípicos e se justapõem a uma longa seqüência de anos exitosos. Por conta da história da Construtora, um a cada 300 brasileiros mora atualmente em um imóvel construído com a marca MRV. É muita coisa; e não resisto ao uso de outras comparações: o volume de concreto aplicado nessas obras já é 665 vezes superior ao maciço do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e formaria uma pilha estável com 30 vezes a altura do Monte Everest, no Himalaia. Esses números são portentosos, mas o nosso orgulho é ainda maior em decorrência do cumprimento da meta mais importante que é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos nossos clientes e das comunidades existentes no entorno das áreas em que edificamos. De fato, somente em 2014, a MRV investiu mais de R$ 90 milhões em urbanização, com a construção de praças e parques, vias públicas, sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotos, além da implantação de escolas, creches e postos de saúde. Demos continuidade ao nosso programa de plantio de árvores, com o lançamento, apenas em 2014, de mais de 100 mil novas mudas de espécies apropriadas. Aliás, para não fugir de outra comparação, a área arborizada em 2014 corresponde a cerca de 85 vezes a área construída do Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.


Ainda nessa vertente, tenho particular alegria com o feito de termos alcançado, neste exercício, a meta de segregar e reciclar adequadamente 58,54% do total de resíduos gerados em nossas obras. Essa é uma meta tão importante como as comemoradas conquistas dos Certificados ISO 14001 e OHSAS 18001.  Relato com especial orgulho os resultados alcançados neste ano de 2014 pelo projeto "Escola Nota 10" ativado pela Companhia, há já algum tempo. Atingimos 96 escolas de alfabetização e capacitação em 280 diferentes canteiros de obras, beneficiando mais de 1.970 colaboradores e vizinhos.


Esses foram, resumidamente, alguns dos resultados obtidos no exercício que se encerra dentro de poucos dias. E tenho a convicção de que poderemos relatar e comemorar paradigmas iguais ou melhores que esses ao final do ano de 2015.

  • COMPARTILHE:

7 comentários para "2014, um ano vitorioso"

Ordélio Azevedo Sette
Ordélio Azevedo Sette disse: 23 dezembro 2014
A MRV é uma grande empresa, que participa dos projetos sociais e compreende a comunidade, sabendo que é importante ser parceira. Num país nde tantas carências e ausência do poder público em muitas iniciativas, é importante estar presente.
Além disso é a nova patrocinadora Master do GALO, em sua campanha pelo bicampeonato da Libertadores. Suporte importante para mais um grande desafio do melhor time da atualidade no futebolç Brasileiro!
Parabéns Dr. Rubens
Taís Moura
Taís Moura disse: 26 dezembro 2014
Parabéns MRV ! Obrigada pela oportunidade de ter contribuído para a marca de 40 mil aptos entregues em 2014. Orgulho de fazer parte dessa história !
A.Guilherme
A.Guilherme disse: 26 dezembro 2014
Na pessoa do Rubens, parabenizo a familia MRV pelos excelentes resultados em 2014. Tenho relatos de pessoas que conhecem o Rubens e testemunham sobre a humildade e garra do fundador e lider da Compania sinônimo em habitação popular no Brasil. Que 2015 seja outro ano de superação. A.Guilherme (Sociedade Paulistana de Empreendimentos)
fernando castro
fernando castro disse: 04 janeiro 2015
Parabens a todos que contribuem nesta empresa e em especial ao seu fundador Dr Rubens!!!!
juliana paula de mauro
juliana paula de mauro disse: 18 janeiro 2015
Orgulho em fazer parte deste TIME!
Fernando Menegazzi
Fernando Menegazzi disse: 19 janeiro 2015
A MRV ENGENHARIA juntamente com toda sua equipe, é motivo de orgulho para nosso País.
Sou muito feliz e grato por prestar serviços a uma empresa ética, comprometida que sempre visa o bem do próximo.
Parabéns a todos.
Karla Mendes
Karla Mendes disse: 30 abril 2015
Esta declaração no blog "a marca de 40 mil unidades construídas e comercializadas em um único ano corresponde à entrega das chaves de uma nova habitação a cada três minutos e meio, ou seja, o tempo necessário à preparação de um prato de macarrão instantâneo."
Macarrão instantâneo? ficou muito feia.. este macarrão é conhecido como miojo.. Minha sobrinhas dizem nojo.. só em ultimo caso e quando não tem outra opção. Qualidade zero deste macarrão.
Atendimeneto MRV Engenharia
Atendimeneto MRV Engenharia disse: 28 outubro 2016
Olá, Jose de Carvalho. Tudo bem? Os valores variam de acordo com o tipo de unidade que você procura. Você pode fazer uma simulação no link http://appfacebook.mrv.com.br/chatexclusivo/ e falar com nossos consultores. Um abraço, Mr.V.

Deixe uma resposta O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Melhoria nas Cidades

Publicado em 07 julho 2015

11 comentários

A nossa Construtora, MRV Engenharia, construiu e entregou a moradia de 260 mil famílias, desde a sua fundação, há 35 anos. Considerando que o tamanho familiar médio dos nossos clientes é de aproximadamente três pessoas por família, podemos garantir, com orgulho, que um a cada 250 brasileiros mora em um imóvel construído pela MRV. Mas, como perseguimos, obstinadamente, o objetivo de nos constituirmos em uma empresa perene e sustentável, fizemos mais do que simplesmente entregar moradias bem...
Leia mais »

Porque a Construção continua desempregando

Publicado em 31 março 2015

7 comentários

De acordo com o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, nos últimos cinco meses com dados já disponíveis (outubro de 2014 a fevereiro de 2015), o Setor da Construção Civil registrou um saldo negativo de 250 mil postos de trabalho. Em outros termos, nesse período e em todo o país as demissões excederam as admissões em cerca de 10% da força de trabalho contratada anteriormente. É o maior índice de desemprego entre todos os setores da...
Leia mais »

Um setor em constante mudança

Publicado em 18 novembro 2014

2 comentários

18/11: A evolução tecnológica nem sempre tem sido bem compreendida, principalmente entre nós. É muito repetida a queixa de que a rápida automação de processos, a mecanização de tarefas e o uso intensivo dos recursos de informática estariam engolindo postos de trabalho ou comprometendo a empregabilidade. Essa é uma visão imprecisa de quem não enxerga o verdadeiro alcance do progresso e seu impacto positivo na renda e na qualidade de vida de todas as pessoas. Na prática, qualquer país, setor...
Leia mais »

Cidades Médias

Publicado em 11 novembro 2014

6 comentários

A nossa Construtora, MRV Engenharia, vem concentrando parcelas cada vez maiores de suas atividades nas assim chamadas "Cidades de Porte Médio" ou, simplesmente "Cidades Médias". O acompanhamento local e direto desse processo, iniciado há cerca de duas décadas, acabou por favorecer-me com uma visão privilegiada acerca da natureza, intensidade, continuidade no tempo, abrangência territorial e demais características do movimento natural que alcançou a maioria dos municípios com essa tipificação....
Leia mais »

Troca de Tecnologia

Publicado em 26 agosto 2014

7 comentários

No tópico antecedente deste blog mencionei o moderno processo de gestão, usualmente denominado de "benchmarking", para justificar a conveniência de buscar sempre exemplos vencedores, estejam eles onde estiverem, e utilizar as experiências bem-sucedidas em nosso próprio benefício, ou seja, para ajudar a resolver os problemas da realidade em que estamos inseridos. Diante das possíveis e esperadas críticas que vivem repetindo o surrado e equivocado chavão segundo o qual os problemas nacionais são...
Leia mais »