...local, local, local... X ...gente, gente, gente...

Publicado em 14 outubro 2014

9 comentários

Trabalho com construção imobiliária há cerca de 40 anos, sendo que, nos últimos 35, estive à frente da MRV Engenharia, empresa que ajudei a fundar. Desde a fundação da nossa construtora ouvi, ressoando dentro da minha cabeça, a ladainha "...local, local, local..." repetida como mantra pelos empreendedores desse setor, sintetizando a recomendação, segundo a qual, uma empresa da Construção Civil somente terá êxito se acertar, rigorosamente, a localização perfeita para as suas edificações. Esse é, mesmo, um fator importantíssimo e acabou se transformando na marca registrada da MRV cujas construções sempre priorizaram esse aspecto, situando as habitações que oferecemos em localizações perfeitas quando se examinam os requisitos de existência de comércio local, proximidade de creches e escolas, proteção contra a criminalidade, acesso fácil aos meios de transporte, perspectiva de valorização futura e outros atributos que impactam diretamente a qualidade de vida e a salvaguarda patrimonial dos moradores. Mas, a experiência ensinou-me que, embora importantíssimo, esse mantra não é o único e nem o mais importante de todos.


Com efeito, acabei por descobrir e seguir rigorosamente outro mantra ainda mais importante e que já há muitos anos ressoa dentro da minha cabeça, disputando espaço com o anterior: a ladainha: "...gente, gente, gente...".Hoje estou convencido de que a nossa Construtora somente pôde atingir as marcas que ostentamos (de uma das maiores edificadoras do mundo, daquela que mais construiu no Brasil em todos os tempos e da empresa responsável por fornecer o endereço atual de um a cada trezentos brasileiros), porque reconhecemos a importância primordial de formarmos uma equipe com mais de 24 mil colaboradores profundamente envolvidos no nosso projeto, como um time dedicado, ético, apaixonado pelo que faz e que compartilha os princípios e valores da Companhia.


Toda a nossa política de recursos humanos passou a ser modelada para o desenvolvimento organizacional lastreado em programas de identificação e retenção de talentos em todos os níveis, de capacitação e treinamento continuado dos colaboradores, e de estímulo ao comprometimento com metas e à formação do sentimento de pertencimento à organização e à equipe. Além disso, investimos fortemente na meritocracia e adotamos, há mais de 18 anos, a cultura do "partnership", em que colaboradores e executivos transformaram-se em sócios da MRV. Com isso, passamos a distribuir, anualmente, os valores de participação nos lucros e resultados (PLR) devidos aos colaboradores como forma de reconhecimento pelo esforço da equipe e de estímulo ao crescimento futuro.


Decidi incluir esse depoimento pessoal no espaço deste blog, porque tenho certeza de que essa política não serve apenas para garantir o sucesso de empresas do mercado imobiliário, mas, também, para qualquer outro grande empreendimento nos variados setores econômicos. Em resumo, a nossa experiência mostrou que toda grande companhia, qualquer que seja ela e quaisquer que sejam os seus mantras originais, tem muito a ganhar se deixar a cabeça aberta para receber e praticar a ladainha "...gente, gente, gente...".

  • COMPARTILHE:

9 comentários para "...local, local, local... X ...gente, gente, gente..."

Rubens Passos
Rubens Passos disse: 14 outubro 2014
Muito Bom!! Trabalho na MRV a 05 anos e tenho orgulho de fazer parte dessa equipe que me da oportunidade de possibilitar a realização dos sonhos dos nossos clientes que acham que não tem condição mas vê uma possibilidade real e mais facilitada de conquistar o sonho de todo brasileiro, o lar. Com a melhorias dos processos e dentro de condições cada dia melhores para os colaboradores que querem fazer a diferença com seus resultados nas vendas de cada dia, sendo um gerador de negócios mais saudáveis para o cliente e para a construtora.
Josias Albuquerque
Josias Albuquerque disse: 14 outubro 2014
Parabéns , Sr. Rubens Menin ,pela suas colocações diante dos colaboradores .
Avelino Gândara
Avelino Gândara disse: 14 outubro 2014
Prezado Presidente do Conselho Dr. Rubens Menin,

Inicialmente, como Pernambucano e Engenheiro Civil, gostaria de lhe parabenizar pelos paradigmas quebrados, pelos apertos nas margens quando sabia que eram estratégicos como via de correção, pelo seu caráter e liderança.
Estou regredindo da Expansão pelo Nordeste da nossa Gabriel Bacelar Construções S/A; devido a causas obrigatórias de estratégia quando avançamos no ápice de 2010. Me sentiria orgulhoso de poder passar nosso currículo com as entregas de resultados corporativos e nossa experiência setorial.
Muito Obrigado pela atenção diferida.
Com votos da mais elevada estima,

Avelino Gândara.
Rafael Almeida Prado Valentim
Rafael Almeida Prado Valentim disse: 14 outubro 2014
Empresa que foca em pessoas, em aprendizado, em inteligência emocional, gera o óbvio...Sucesso!!!
Foco em resultados de vendas, deve ser consequência de metas de CONHECIMENTO. Quanto mais, mais vendas!!!! Sensacional MRV.
NILTON CESAR DOS SANTOS
NILTON CESAR DOS SANTOS disse: 17 outubro 2014
Bom dia ! Sr. RUBENS Suas experiências são louváveis e construtoras de prosperidade ; aprendi muito com o senhor no período que tive oportunidade de ser corretor na loja PLANALTO no entanto "demitido" devido trabalhar cino guarda municipal em bh à noite e a
O meu gerente alegou não poder contratar devido minha iytra atribuição . Foi uma surpresa afinal já estava a 7 meses na loja ; porém fou o bastante para uma esperiência maravilhosa e formar amizade com o sr JASIEL , REGINALDO e CRISTIANO ! Em sua empresa assisti muito mais que intuito de arrecadação e continuo aprendendo com vossas postagens DEUS SEJA CONTIGO ! E muito agradecido ! Nilton Santos .
NILTON SANTOS
NILTON SANTOS disse: 17 outubro 2014
Bom dia ! Sr. RUBENS Suas experiências são louváveis e construtoras de prosperidade ; aprendi muito com o senhor no período que tive oportunidade de ser corretor na loja PLANALTO no entanto "demitido" devido trabalhar cino guarda municipal em bh à noite e a
O meu gerente alegou não poder contratar devido minha iytra atribuição . Foi uma surpresa afinal já estava a 7 meses na loja ; porém fou o bastante para uma esperiência maravilhosa e formar amizade com o sr JASIEL , REGINALDO e CRISTIANO ! Em sua empresa assisti muito mais que intuito de arrecadação e continuo aprendendo com vossas postagens DEUS SEJA CONTIGO ! E muito agradecido ! Nilton Santos .
Ailton Roberto Christovão
Ailton Roberto Christovão disse: 31 outubro 2014
Bom dia Sr. Rubens
Verdadeiras as suas palavras, em relação aos colaboradores, pois uma empresa do porte da MRV, certamente deve ter orgulho de seus colaboradores, pois são eles que ficam na linha de fronte, defendendo, e captando novos clientes, e valorizando com orgulho uma de empresa de 35 anos de mercado.
Sou corretor estou na MRV desde janeiro deste ano e me orgulho em trabalhar em uma empresa com metodologias voltadas a colaboradores, e valorização, pretendo ficar por muito tempo e ajudar ainda mais na construção e solidificação por mais 35 anos., Parabéns.
Ailton Roberto Christovão - creci nº 146835.
Saniel Santos
Saniel Santos disse: 18 novembro 2014
Boa noite Sr. Rubens Menin e colaboradores da MRV de todo o Brasil.
Quero parabenizá-los pelo recebimento do 3º PRÊMIO SECONCI-SP, onde a construtora obteve destaque.
Tão certo que a MRV zela pelos seus colaboradores, que foi referencia nesta premiação, que visa identificar e valorizar as melhores práticas em saúde e segurança do trabalho em canteiros de obras.
Por isso, nos colocamos mais uma vez à disposição de toda a equipe, ressaltando que nossos produtos satisfazem a qualidade de trabalho, saúde e satisfação dos seus colaboradores, além da aprovação de seus clientes.
Um grande abraço e parabéns por mais esta conquista alcançada pelo GRUPO MRV.
Eloiza Benites de Moura
Eloiza Benites de Moura disse: 10 dezembro 2014
"tudo o que um sonho precisa p/ ser realizado É alguém que Acredite que ele possa ser realizado."Parabéns, por ACREDITAR!Continuem com esta jornada!Assim evita-se o apagão de Funcionários com Excelentes Qualificações.Abraço. Eloiza Moura.

Deixe uma resposta O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Eficiência na Gestão Pública

Publicado em 30 setembro 2015

7 comentários

O atendimento no sistema público de saúde já vem sendo questionado e criticado pelos brasileiros há muito tempo. De fato, ao contrário de muitas outras nações (inclusive algumas tidas como desenvolvidas) optamos, aqui, por um sistema básico de saúde, de natureza pública, para assistência gratuita e universal. Foi uma decisão política nacional que vem se consolidando ao longo do tempo, criando expectativas de direitos e, por isso mesmo, alimentando as justas queixas pelas deficiências...
Leia mais »

A importância do Capital Cívico para uma nação

Publicado em 25 agosto 2015

14 comentários

No item anterior deste blog mencionei o livro de Alain Peyrefitte, publicado no Brasil com o título "A Sociedade de Confiança", É uma esplêndida obra de referência. Nela, o intelectual francês e homem de larga experiência política (onze vezes ministro de Estado) apresentou dados copiosos para embasar a suas convicções de como teriam ocorrido o desenvolvimento europeu e a estruturação das sociedades naquele continente. No conjunto, ressalta a proeminência da "confiança", ingrediente essencial...
Leia mais »

Filantropia

Publicado em 11 agosto 2015

3 comentários

Muito já se especulou e se disse sobre a influência das raízes culturais (incluindo valores, princípios e circunstâncias) sobre as atitudes e comportamentos característicos dos diversos povos e sociedades. Não pretendo aventurar-me nesses meandros sociológicos e filosóficos, tanto porque muitos ainda comportam preferências e controvérsias, como também e principalmente pelo fato de que pretendo abordar, no espaço restrito deste tópico, apenas os hábitos nacionais relacionados com a filantropia,...
Leia mais »

A Falta de Engenheiros no Brasil

Publicado em 24 junho 2015

1 comentários

Na série "A Engenharia e Seu Ensino – (1) a (5)" que desenvolvi neste mesmo blog entre fevereiro e março de 2013, complementada ao final daquele ano pelo tópico "Mais Engenharia e Mais Engenheiros", examinei detalhadamente a carência brasileira por esse tipo de profissional e as características especiais do ensino nacional nesse particular. Cerca de dois anos depois é inevitável que eu volte ao assunto, atualizando idéias e agregando aspectos especiais do momento atual. Ainda faltam...
Leia mais »

Capacidade de Gestão

Publicado em 07 maio 2015

6 comentários

Desta vez, começo este tópico com um depoimento pessoal, mas que pode ser de grande utilidade para introduzir as questões que pretendo enfatizar aqui. Estive recentemente com um grande investidor estrangeiro, que havia acreditado no Brasil e investido aqui quantidades significativas de capital. Esse investidor estrangeiro perdeu, no período mais recente, com as dificuldades enfrentadas pela economia nacional, volumes financeiros razoáveis e estava justamente consolidando as suas estratégias...
Leia mais »