ABRAINC - Uma Instituição Necessária

Publicado em 16 abril 2013

19 comentários


Esse evento materializa o resultado de mais de quatro anos de iniciativas conjuntas das 19 maiores empresas de incorporação imobiliária com atuação territorial abrangente no país, no âmbito das quais vêm ocorrendo os avanços tecnológicos e gerenciais que tenho mencionado neste blog, com reflexo nos índices objetivos que apontam a melhoria recente, mas significativa, da performance da indústria nacional da Construção Civil.


Essas grandes incorporadoras, fundadoras da ABRAINC, têm trilhado caminhos semelhantes na busca de melhores opções tecnológicas de produção e no alcance de níveis mais racionais e sustentáveis para as suas atividades, com os consequentes benefícios para o mercado imobiliário, para o meio ambiente, para a segurança e conforto no trabalho, para a racionalização de custos, para a qualidade das edificações e para o conjunto da economia nacional. Mas esse processo evolutivo precisa ser estendido a outros agentes que participam do mesmo mercado, de modo a garantir uma melhoria geral, abrangente, sustentável e continuada para o setor, com o compartilhamento e o desenvolvimento de paradigmas mais avançados. Esse é um dos desafios da nova instituição.


Coube a mim a honra e a responsabilidade de presidir a nova associação em seu primeiro mandato. Vejo, como especial prioridade, a conveniência de articulação de esforços com outras entidades setoriais e com as diversas instâncias governamentais para que o objetivo de dinamização sustentável do mercado imobiliário e de seus agentes possa ser alcançado com mais rapidez e na abrangência desejável. Ao mesmo tempo, algumas metas específicas também terão que ser estabelecidas, perseguidas e monitoradas. Atribuo particular importância ao aproveitamento da experiência reunida entre os associados da ABRAINC acerca da variabilidade regional das questões relacionadas, por exemplo, com a formação e capacitação da mão de obra, com as dificuldades logísticas, com os empecilhos administrativos e regulamentares à agilização do licenciamento de obras e à aprovação de projetos, incluindo as exigências de contrapartidas para a execução de empreendimentos imobiliários. Esse diagnóstico regionalizado dos aspectos diferenciados possibilitará a busca de critérios gerais mais eficazes e ajustados, o compartilhamento de soluções entre diferentes regiões, estados e municípios e o estímulo às ações institucionais para o desenvolvimento e a capacitação da força de trabalho em cada polo ou local.


Além das ações já resumidamente elencadas nos parágrafos antecedentes, a nova entidade possibilitará, também, o exame mais detalhado e profundo das atividades de incorporação imobiliária no país, explicitando o seu ciclo, as suas interfaces, a sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social, organizando bases sistematizadas de dados e informações do setor e aduzindo análises específicas para as diversas opções de "funding" de longo prazo, de aferição da produtividade e de apuração da qualidade final dos produtos, por exemplo. Tudo isso, associado às ações que contribuam para a melhoria do ambiente de negócios e para a busca de padrões mercadológicos solidamente sustentáveis.

  • COMPARTILHE:

19 comentários para "ABRAINC - Uma Instituição Necessária"

Almeri Bolonhezi
Almeri Bolonhezi disse: 16 abril 2013
Sou a jornalista responsável por alguns conteúdos editoriais da ABRAFAC - Associação Brasileira de Facilities. Sendo assim, gostaria de deixar meu e-mail cadastrado para receber notícias da nova ABRAINC para divulgação nas publicações da entidade, após aprovação em reunião de pauta. Antecipadamente agradeço e desejo sucesso à nova ABRAINC.
namir piacentini
namir piacentini disse: 23 abril 2013
temos interesse em nos associar à ABRAINC
licia maria de campos
licia maria de campos disse: 16 maio 2013
Eng. Menin, muito pertinente a criação da ABRAINC. Parabenizo-o por sua nomeação como presidente da entidade. Represento a Método Estruturas empresa especializada em sistemas estruturais , quer seja concreto, in loco ou pré-fabricado, metálica, mista aço-concreto, para edifícios de múltiplos andares . Atuamos desde a intenção de projeto, colaborando na escolha do sistema ou conjunto de sistemas mais indicados para determinada obra, passando pelo detalhamento, gestão de fabricação até a própria execução de toda a estrutura. Trabalhamos em conjunto com a construtora, nos responsabilizando pela estrutura que é o caminho crítico de qualquer obra. Gostaríamos de apresentar nossa empresa e como ela pode auxiliar na otimização dos resultados dos empreendimentos de seus associados. Colocamo-nos à disposição.
Rubens Menin
Rubens Menin disse: 22 maio 2013
Prezada Lícia, agradeço a participação no Blog. Por favor entre em contato pelo endereço www.mrv.com.br/faleconosco para que sua apresentação seja direcionada à área responsável.
José Roberto Nunes
José Roberto Nunes disse: 26 maio 2013
Sou diretor de empresa incorporadora de pequeno porte no estado de Goiás, achei muito interessante e providencial a criação da ABRAINC, é possível a participação, ou é somente para grandes empresas?
Gostaria de aproveitar o ensejo e ver a possibilidade de conhecer melhor a MRV que é a empresa que nós almejamos e e idealizamos como modelo para nós.
Será de grande importância para nosso crescimento conhecer melhor a estrutura da MRV e se possível conversar com você, um exemplo de empreendedor.

Grande abraço.

JR
Ligia
Ligia disse: 03 junho 2013
Sr. Rubens.
Estou cursando Gestão em Negócios Imobiliarios e gostaria de maiores informações sobre a ABRAINC.
Jonas Alves dos Santos
Jonas Alves dos Santos disse: 15 junho 2013
Parabéns, ótima iniciativa que veio a bom tempo para somar e desburocratizar os processos de consolidadação de um projeto imobiliário.
Rubens Menin
Rubens Menin disse: 17 junho 2013
Agradecemos o apoio, Jonas.
Ana Lúcia
Ana Lúcia disse: 21 junho 2013
Por gentileza, já tentei entrar em contato com a Carla, porém sem retorno, como faço para conseguir mais informações sobre a Abrainc?

Ana
Marcos Gabbai
Marcos Gabbai disse: 21 junho 2013
Prezado Rubens, reconhecemos a competência individual de cada um dos novos dirigentes desta associação, através do desempenho de suas empresas. Faço votos para que estes potenciais sejam somados nesta iniciativa, no intuito maior de transformar processos e meios de produção em escala nacional, para ao final beneficiar não só a cadeia produtiva, mas os consumidores de nossos produtos. Um abraço e sucesso.
Renato Vieira dos Santos
Renato Vieira dos Santos disse: 25 junho 2013
Rubens...gostaria de parabenizar esta iniciativa das empresas associadas. Desejo que o foco inicial seja mantido. O benefício será geral, atingido todo segmento, com cada conquista da associação.
abraço.
Rubens Menin
Rubens Menin disse: 27 junho 2013
Olá Renato, agradeço seu comentário.
Saniel Santos
Saniel Santos disse: 02 julho 2013
Bom dia!\nParabenizamos pela iniciativa em criar a associação ABRAINC.\n(...)\nSucesso para a nova associação!
Rubens Menin
Rubens Menin disse: 11 julho 2013
Agradeço a participação no blog, Saniel.
Saniel Santos
Saniel Santos disse: 28 agosto 2013
Bom dia Sr. Rubens Menin e associados!
Estamos ansiosos para contribuir com a ABRAINC nos seus grandes projetos imobiliários.
Nossa proposta: PARCERIA + PROFISSIONALISMO + DIFERENCIAIS= PROJETOS DE ALTA PERFORMANCE.
Não deixe de nos contatar.
Abraços!
www.branno.com.br
Saniel Santos
Saniel Santos disse: 28 agosto 2013
Bom dia Sr. Rubens Menin e associados!
Estamos ansiosos para contribuir com a ABRAINC nos seus grandes projetos imobiliários.
Nossa proposta: PARCERIA + PROFISSIONALISMO + DIFERENCIAIS= PROJETOS DE ALTA PERFORMANCE.
Não deixe de nos contatar.
Abraços!
http://www.branno.com.br
Sérgio Heriberto da Costa
Sérgio Heriberto da Costa disse: 31 agosto 2013
Prezado Rubens,\nEu enviei a uns dois meses um comentário sobre o meu projeto Alvenaria Moldada. Eu consegui um grande parceiro para o desenvolvimento e formatação da tecnologia e homologação junto ao SINAT. Quando o projeto estiver concluído gostaria de apresentá-lo oficialmente à Abrainc. Forte Abraço.
Rafael Xavier Pereira Leite
Rafael Xavier Pereira Leite disse: 18 setembro 2013
Bom Dia!

Prezado Sr. Rubens,

Gostaria de saber se serão oferecidos cursos de capacitação pela ABRAINC, e se existe alguma previsão de atividades em Belo Horizonte.

Um Abraço!

Deixe uma resposta O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Eficiência na Gestão Pública

Publicado em 30 setembro 2015

7 comentários

O atendimento no sistema público de saúde já vem sendo questionado e criticado pelos brasileiros há muito tempo. De fato, ao contrário de muitas outras nações (inclusive algumas tidas como desenvolvidas) optamos, aqui, por um sistema básico de saúde, de natureza pública, para assistência gratuita e universal. Foi uma decisão política nacional que vem se consolidando ao longo do tempo, criando expectativas de direitos e, por isso mesmo, alimentando as justas queixas pelas deficiências...
Leia mais »

A importância do Capital Cívico para uma nação

Publicado em 25 agosto 2015

14 comentários

No item anterior deste blog mencionei o livro de Alain Peyrefitte, publicado no Brasil com o título "A Sociedade de Confiança", É uma esplêndida obra de referência. Nela, o intelectual francês e homem de larga experiência política (onze vezes ministro de Estado) apresentou dados copiosos para embasar a suas convicções de como teriam ocorrido o desenvolvimento europeu e a estruturação das sociedades naquele continente. No conjunto, ressalta a proeminência da "confiança", ingrediente essencial...
Leia mais »

Filantropia

Publicado em 11 agosto 2015

3 comentários

Muito já se especulou e se disse sobre a influência das raízes culturais (incluindo valores, princípios e circunstâncias) sobre as atitudes e comportamentos característicos dos diversos povos e sociedades. Não pretendo aventurar-me nesses meandros sociológicos e filosóficos, tanto porque muitos ainda comportam preferências e controvérsias, como também e principalmente pelo fato de que pretendo abordar, no espaço restrito deste tópico, apenas os hábitos nacionais relacionados com a filantropia,...
Leia mais »

A Falta de Engenheiros no Brasil

Publicado em 24 junho 2015

1 comentários

Na série "A Engenharia e Seu Ensino – (1) a (5)" que desenvolvi neste mesmo blog entre fevereiro e março de 2013, complementada ao final daquele ano pelo tópico "Mais Engenharia e Mais Engenheiros", examinei detalhadamente a carência brasileira por esse tipo de profissional e as características especiais do ensino nacional nesse particular. Cerca de dois anos depois é inevitável que eu volte ao assunto, atualizando idéias e agregando aspectos especiais do momento atual. Ainda faltam...
Leia mais »

Capacidade de Gestão

Publicado em 07 maio 2015

6 comentários

Desta vez, começo este tópico com um depoimento pessoal, mas que pode ser de grande utilidade para introduzir as questões que pretendo enfatizar aqui. Estive recentemente com um grande investidor estrangeiro, que havia acreditado no Brasil e investido aqui quantidades significativas de capital. Esse investidor estrangeiro perdeu, no período mais recente, com as dificuldades enfrentadas pela economia nacional, volumes financeiros razoáveis e estava justamente consolidando as suas estratégias...
Leia mais »